Reforma de imóveis universitários : PROJEC

Bem vindo (a) ao nosso blog

Reforma de imóveis universitários

Projec Junior

1 agosto


Quando falamos sobre a vivência universitária, é comum que os estudantes se desloquem de diversas regiões para viver perto da faculdade escolhida. Com isso, a busca por um lugar para morar torna-se inevitável. Seja um espaço individual ou compartilhado, o objetivo é viver em um ambiente capaz de atender as necessidades do estudante, criando um novo lar longe de casa. Sendo assim, nada melhor que uma boa reforma para que sua moradia contemple tudo o que se procura!

KITNET

Em uma kitnet, geralmente escolhida por pessoas que pretendem morar sozinhas, o grande desafio é o espaço. Com as limitações de área, a famosa “kit” precisa ser capaz de atender as necessidades de descanso, conforto, estudos, e tarefas domésticas do morador, evidenciando a importância de um planejamento do layout do local. 

O aproveitamento das paredes e o uso de divisórias inteligentes – como estantes e biombos – são importantes personagens para separar áreas específicas e otimizar o espaço. Além disso, o uso de móveis multifuncionais, como mesas dobráveis, sofás-cama e camas com gavetas, são ótimas apostas para economizar espaço sem sacrificar o conforto. 

Somado a isso, é importante pensar em um design que não carregue o ambiente e que maximize sua extensão. A aposta em cores claras, boa iluminação e armazenamento vertical ajuda a criar uma sensação de amplitude, valorizando o seu espaço.

PENSIONATO

Outro importante personagem no meio universitário é o pensionato, que aproveita uma casa já existente para moradia compartilhada, na qual os moradores contam com espaços individuais e áreas comuns compartilhadas por todos. Na maioria das vezes, são necessárias mudanças e adaptações no espaço original para que ele exerça a sua nova função e acolha seus novos moradores. 

Para uma divisão adequada do espaço, podem ser criados quartos de diferentes tamanhos, a depender da necessidade de cada um. Deve haver um número adequado de banheiros e uma avaliação de seu posicionamento na casa, para que seja preservada a privacidade dos moradores. 

Além disso, a criação personalizada de áreas comuns constrói a personalidade e a funcionalidade do pensionato. Ambientes de lazer e descanso, cozinha compartilhada funcional e ambientes de estudo são alguns dos destaques quando se procura um pensionato para chamar de seu!

REPÚBLICAS

E quando se fala de vida universitária, não se pode esquecer das famosas repúblicas. Uma república universitária é uma residência compartilhada pelos estudantes, geralmente localizada próxima a uma universidade ou faculdade. Esses estudantes dividem as despesas de moradia e tarefas domésticas, além de promover um ambiente de convivência colaborativa, onde os estudantes não apenas compartilham responsabilidades, mas também desenvolvem amizades e aprendem a viver de forma independente. 

Com isso, as necessidades da residência passam a ser para uma quantidade maior de pessoas, muitas vezes exigindo alterações e reformas arquitetônicas, elétrica e hidráulicas. Por exemplo, maior número de banheiros, adaptações nos sistemas elétricos e tamanho de cozinha, sala e quartos adequados para todos os moradores e o intuito da moradia. 

Essas melhorias são essenciais para garantir um ambiente funcional e confortável, que atenda às expectativas e necessidades de todos os estudantes, contribuindo para uma experiência universitária positiva e enriquecedora.

Postos os principais tipos de moradias universitárias e suas necessidades, qual a reforma que você precisa? Conte conosco!

Inscreva-se e receba dicas e novidades
do universo da construção.